Categorias

25 de junho de 2017

Dublagem: Robson Kumode

Olá Amores, tudo bem?
Para fazer a estréia do nosso novo quadro aqui no Blog, fizemos uma entrevista exclusiva com o Dublador Robson Kumode. Acompanhe abaixo toda essa emoção >>> 

-> Robson Kumode 

 Em qual momento você percebeu que tinha talento para ser um Dublador? 

R: Sempre tive um lance com minha voz. Desde quando fazia teatro (comecei com 11 anos), sempre gostei mais da parte de preparação vocal; das aulas de expressão vocal, canto, dos ensaios de mesa (para encontrar as intenções certas, brincar com as inflexões). Certa vez, quando eu tinha uns 13 ou 14 anos, participei de um festival de teatro e um membro do juri comentou que eu deveria procurar a dublagem, pois meu trabalho de voz era interessante. Na ocasião até fui atrás, mas como morava em Campinas, era muito difícil, já que a dublagem só existia em São Paulo e Campinas. Deixei para mais tarde.

2º Com quantos anos você iniciou sua carreira de Dublador e qual foi o primeiro personagem a ganhar sua voz? 

R: Comecei a dublar com 19 anos, quando me mudei para São Paulo por causa da minha graduação. O primeiro personagem que dublei foi o Lance da série Os Mistérios do Oráculo, que passava no extinto canal Jetix.

 Quem foi sua inspiração? E Por quê? 

R: Tive várias inspirações, mas com certeza as maiores foram duas: a Angélica Santos e o Marcelo Campos. A Angélica me deu aula e foi minha primeira diretora na dublagem, e o Marcelo foi quem deu minha primeira grande chance. Aprendi muito com eles e sou eternamente grato; são profissionais incríveis, muito talentosos e generosos, dessas pessoas que compartilham o que sabem e gostam de ver a evolução das pessoas ao redor, de contribuir. Tive muita sorte de ter cruzado com eles em meu caminho. 

 Já teve algum momento de sua vida que pensou em desistir?  

R: Não. 

 Como consegue dividir sua rotina Pessoal da Profissional? Tem alguma dica? 

R: É muito difícil. Tenho a felicidade de poder dizer que trabalho muito, o que acaba consumindo muito do meu tempo, e administrar isso não é fácil. Mas procuro sempre separar tempo para minhas atividades pessoais, minha família e amigos. Não é uma tarefa fácil, mas tento.

 Qual sua opinião sobre o fato de existirem tantos Dubladores pelo Brasil, mas para os trabalhos grandes e em destaque na maioria das vezes as vozes se repetem? Como é feita essa seleção? Isso é verdade ou apenas boato? 

R: Eu acredito que algumas vozes se repetem mais pelo talento dessas pessoas. Quem é bom sempre aparece. 

 O que você acha sobre Famosos que Dublam e não possuem formação em Dublagem? Isso tira oportunidades de quem estudou pra isso? 

R: Dublador é ator. Não acho ruim famosos atores dublarem; é um nicho da profissão, um braço do mercado - assim como eu poderia fazer TV, cinema, etc, se tiver competência para tal, afinal, sou ator também e esses são outros braços do mercado. O que eu tenho ressalvas é com relação a famosos não-atores dublarem: além de prejudicar a qualidade do trabalho (para dublar é preciso ser ator, afinal, interpretamos personagens), banaliza nosso mercado desprezando toda uma luta de classe que constituiu nossa profissão (de ator), além de ignorar nossa formação enquanto preparação técnica e intelectual. 

8º Qual foi a reação do seu Filho ao ouvir sua voz em algum desenho? E qual foi o desenho? 

R: Ele ainda não tem total consciência que as vozes de alguns desenhos que ele assiste são minhas. As vezes ele pede para eu fazer, ou comenta que a voz da TV é do papai, mas nada muito além disso. 

 As pessoas te reconhecem em lugares públicos? Teve alguma experiência inesquecível? 

R: Me reconheceram pouquíssimas vezes, mas nada muito absurdo. rsrs.

10º Qual o trabalho na Dublagem foi o mais difícil pra você? Por quê? 

R: Muitos trabalhos foram difíceis, cada um com sua especificidade. Não consigo me lembrar de algum em especial. 

Pergunta Extra: Qual é a sensação de ir ao cinema e ouvir sua própria voz? 

R: É incrível. Principalmente porque todos ao redor estão escutando minha voz, rindo, se emocionando, e não sabem que a voz é de alguém que está ali do lado. É muito engraçado. 

O contato foi feito via Facebook e ele foi muito atencioso. A entrevista foi feita por e-mail e confesso que fiquei emocionada quando recebi as respostas.
Obrigada pelo carinho Robson.
Abraço!

*****
Agora vou apresentar alguns personagens que fazem parte da carreira de Robson.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

 Boomer 
Desenho FLOOGALS
(Atualmente exibido no Discovery Kids)

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Hiro
Filme Operação Big Hero
(Disponível em DVD)

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

Nick Jonas
Filme Camp Rock e Seriados Disney
(Exibido na Disney Channel)

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Sasuke Uchiha
Anime Naruto

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

TunTum
Novela Cúmplices de um Resgate
(Exibida no SBT)

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Kido
Anime Super Onze

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

Glenn
The Walking Dead
(Atualmente exibido na Fox)

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

Tenho certeza absoluta que vocês conhecem pelo menos 1 dos personagens citados acima.
Se conhecem, deixem nos comentários quais são.
(tive a oportunidade de conhecer ele no Evento Orion aqui em SJCampos SP)
Beijinhos e até a próxima!

25 comentários:

  1. Olá.
    Enquanto lia a entrevista eu ficava me perguntando se eu conhecia algum personagem que ele dublou, aí começou a passar os 2 primeiros e fiquei: Poxa, conheço nenhum. ENTÃO, apareceu o NICK JONAS. Gente, não creio <3 Depois veio o personagem do anime naruto e o menino do super onze <3 <3 Caraca! Muitas vezes pesquiso para saber a voz por trás, acho que é um trabalho incrível <3

    Beijos.

    Amei o post!

    ResponderExcluir
  2. Gente que legal, sempre tive curiosidade em saber quem fazia as dublagens. É um trabalho tão perfeito e minimalista, tem que ter talento pra fazer esse tipo de coisa. Gostei muito da entrevista! Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Genteeer, a voz do Glenn é dele?? Estou pasma! Pq adoro!!! Já ouvi dizer que fazer dublagem é muito mais difícil do que a gente imagina. Além de atuar você tem que estar ali falando no momento certo que um personagem mexe com a boca! Robsom pareceu ser muito humilde em suas respostas, parabéns pela entrevista! 😘

    ResponderExcluir
  4. Ai que super! Eu sou apaixonada por dublagem, tanto, que meu melhor amigo quer ser dublador, então sempre estou ligada nesse universo. Mas eu não conhecia esse dublador, e saber que ele dubla o Hiro (meu crush da vida) foi super incrível!

    ResponderExcluir
  5. NOSSA SENHORA!! Eu nem preciso dizer muita coisa, né? Estou aqui super feliz por você ter trazido essa entrevista, toda e qualquer área de atuação é desafiadora eu sempre quis saber como era a rotina de um dublador, até porque é uma tarefa nada fáci. Além disso, você trouxe o dublador de um dos seriados de anime que eu mais amo Naturo. Muito obrigada mesmo!! E acredite você está no caminho certo.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Conheço todos os personagens que ele dublou SOCORRO HAHAHAHAHA. Acho o trabalho de dubladores fantásticos, pena que, aqui no Brasil, poucas pessoas reconhecem o esforço destes profissionis. Parabéns pelo post Ju!

    ResponderExcluir
  7. Caraca, a voz do meu amor Nick Jonas no "Camp Rock" é dele. Amei a sua entrevista, sou apaixonada pelo mundo da dublagem.

    ResponderExcluir
  8. MEU DEUS DO CÉU EU NÃO ACREDITO QUE ELE DUBLOU Sasuke Uchiha, eu simplesmente amo Naruto minha gente, que talento maravilhoso e espero que ele continue firme na profissão pois ele é incrível. E parabéns pelo quadro. Um beijo!

    ResponderExcluir
  9. AAAAH, que pessoa fo**! Trabalho de dublador no Brasil é muito desvalorizado principalmente pela galerinha que se acha cult só porque vê filme com legenda. ME POUPE. Dublagem brasileira é considerada uma das melhores do mundo. Parabéns a ele por não desistir e por da voz a esses ótimos personagens!

    ResponderExcluir
  10. Que legal. É muito bom ver entrevistas sobre profissões diferentes. Esse cara é top. Adorei o trabalho dele e saber ainda que ele dublou o sasuke.... ele é demais. Meu namorado adorou hahaha

    ResponderExcluir
  11. Uau adorei essa entrevista , sempre tive essas curiosidades, sempre quiser ser uma duble mas não nasci com esse talento muito triste isso ! Mas parabéns pela estreia estou ansiosa pelas novas entrevistas !

    ResponderExcluir
  12. Juh, que post legal! Adorei saber um pouco mais da carreira e dessa profissão que, infelizmente, ainda é muito desvalorizada no nosso país. Não sabia que era ele quem dublava o Glenn! Que incrível! Muito sucesso para ambos e que possamos ver mais posts assim por aqui

    ResponderExcluir
  13. Que legal, adorei a entrevista...eu acho que ser dublador deve ser muito difícil mais dificil que ser cantor haha' é muito bom ver esse tipo de entrevistas para que possamos conhecer essas profissões. Pena que o dublador no Brasil seja tão desvalorizado! Arrasou na entrevista eu amei haha' bjss

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    ADOREI a sua entrevista! É simplesmente sensacional o trabalho que os dubladores fazem, aí vem uns metido a cult querer desmerecer toda a pesquisa e dedicação dos caras baseados nessas dublagens feitas por atores globais... Enfim, parabéns para ele que faz um senhor trabalho!

    bjs

    Inajara

    www.vintageandgeek.com.br

    ResponderExcluir
  15. Poxa, que legal!

    Acho incrível quem faz esse trabalho de dublagem. Esse trabalho exige muita tecnica vocal e não é pra qualquer um!

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi! Adorei a entrevista, acho o trabalho que os dubladores fazem espetacular, e estou dão vida a um personagem através de sua voz, deve ser gratificante assistir depois haha. Adorei o quadro novo! Nunca tinha conhecido um dublador é uma ótima oportunidade para elese serem bem mais reconhecidos entre nós!

    Sucesso juh

    ResponderExcluir
  17. Que legal o teu post! adorei conhecer um pouquinho do dublador e do universo da dublagem. A gente não conhece o dublador mas conhecemos os personagens né, eu como não assisto tanta animação, desses que ele dubla só conhecia o Nick Jonas.
    Eu acho o trabalho de dublagem fantástico, só que acho também que eles não tem tanto reconhecimento pelo que fazem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Cara, deve ser muito legal dublar, e cara, você dublou Sasuke e Nick jonas?
    primeiro - adoro naruto, segundo - camp rock faz parte da minha adolescência!!
    com a pressa de querer ver aquilo que a gente gosta, a gente nunca para pra ver quem esta por trás disso, parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Nossa que entrevista super bacana. Adorei a ideia. Eu também tenho um quadro de entrevistas no meu blog e confesso que adoro os dias em que saí a entrevsta. Ser dublador parece ser muito legal, mas deve ser um pouco complicado. Obrigado por nos mostrar o outro lado - "os bastidores".

    BeijinhoBom
    Paula Cardoso
    Magia nas Palavras ♥

    ResponderExcluir
  20. Eu to MORRENDO de rir pq juro que de primeira li "Robson Crusoé"!! Cuidado com a burra!
    Adorei a ideia do teu post e espero que esse novo quadro te traga muuito sucesso! Adorei as perguntas que fez, deu pra entender bem esse outro lado da coisa hahaha parabéns!!

    Samantha | E Aí Ferrá

    ResponderExcluir
  21. Muito bacana a entrevista, mas eu não assisto nada dublado. Infelizmente, não consigo. Não consigo levar a sério o ator, então dublagem só em desenho mesmo e só se for algo que eu não assisto com frequência. Acho que por isso não reconheci ele na voz do Glenn.

    ResponderExcluir
  22. Ficou um máximo, sou louca pra conhecer o cara que dubla o Wolverinec, queria ver se eu ia aceitar a voz dele nele mesmo kkkk p nao consigo aceitar a duplagem em outros personagens, so no logan , quando escuto sem ver ja acho que é ele , se torna um trabalho marcante

    ResponderExcluir
  23. Acho muito engraçado essa questão da dobragem de filmes ou desenhos animados. Em Espanha acontece com frequência mas em Portugal não tanto, é tudo mais a base de legendas - excepto em desenhos animados ou filmes para criancinhas.

    ResponderExcluir
  24. Aí gente que sucesso! O melhor personagem na minha opinião, é o Glenn!
    Meu namorado fez anos de dublagem, e infelizmente não conseguiu nenhum trabalho, é um ramo bem fechado na minha opinião.

    ResponderExcluir
  25. Menina jura que ele é quem dubla o Glenn? Chocadaaaaaaaaaa!!! Eu acho um trabalho super legal, é dificil e deveria ser mais reconhecido. Ah e a entrevista esta muito boa, ele foi muito legal com vc.

    ResponderExcluir